sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aparelho permite que cegos enxerguem pela língua!

Parece piada ou mais uma bugiganga hollywoodiana, mas o fato é que depois de anos de pesquisa e desenvolvimento, finalmente o BrainPort vision deixou de ser mero esteriótipo.


Graça a captadores de luzes, o aparelho permitirá que cegos enxerguem através de silhuetas geradas por um sensor que envia sinais elétricos a lingua do cego. A inspiração? As cobras!

O novo apparel funciona tirando fotos com uma pequena câmera instalada sobre um par de óculos. Em seguida, a imagem capturada vai para uma unidade de controle, do tamanho de um celular pequeno, qeu fica na mão do usuário. Essa unidade de controle transforma a fotografia em impulsos elétricos e os envia para a boca do usuário, através de um fio com 300 eletrodos que pulsam de acordo com a quantidade de luz que há na imagem.
Para a pessoa, esses impulsos são sentidos como se fosse um borbulhar de champanhe. Pixels brancos têm um pulso forte, enquanto os pretos não resultam em qualquer sinal. Assim, o deficiente visual consegue “enxergar” o objeto ou cenário fotografado. A unidade de controle também permite ao usuário aproximar ou distanciar a imagem, controlar a luz e o choque elétrico na língua.
O doutor William Seimple, diretor de Pesquisa da Saúde da Visão da Lighthouse Internacional, uma organização sem fins lucrativos de Nova York, está testando o aparelho em quatro pacientes e se mostrou otimista com o avanço. Não é para menos. Afinal, os cegos podem começar a distinguir imagens com apenas 15 minutos de uso do dispositivo. Seus pacientes treinam com os novos óculos uma vez por semana e já são capazes, por exemplo, de pegar copos e talheres numa mesa, sem esbarrar em outros objetos. A previsão é de que o Vision BrainPort chegue ao mercado norte-americano até o final deste ano e devem custar cerca de 6 mil dólares - pouco menos de 12 mil reais.

Fonte: Planeta Inteligente / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário