terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estudos indicam que maconha pode amenizar os danos do álcool ao cérebro

"Estudos constataram que as pessoas que ingeriam maconha junto ao álcool, apresentavam menos danos à matéria branca cerebral."

Maconha pode proteger o cérebro contra os danos do consumo excessivo de álcool, sugere um novo estudo.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, utilizando-se de eficientes tecnologias, fizeram diversas e complexas varreduras cerebrais em adolescentes com idade entre 16 e 19 anos que foram divididos em três grupos: Os bebedores frenesi (que consomem cinco ou mais bebidas de uma só vez, e meninas que consomem quatro ou mais bebidas); bebedores frenesi que ingerem maconha junto ao álcool e um terceiro grupo com pouca ou nenhuma experiência com o álcool ou drogas.
Como esperado, os bebedores frenesi mostraram sinais de lesão na massa cerebral em todas as oito regiões do cérebro examinado pelos pesquisadores. Mas os bebedores ocasionais e usuários de maconha tinham menos danos em sete das oito regiões do cérebro do que os bebedores frenesi. Em comparação ao grupo com pouca experiência alcólica e os bebedores frenesi, os consumidores de maconha tiveram danos na massa cerebral em apenas três regiões.

Os pesquisadores concluiram então que o dano apresentado por usuários de álcool e maconha eram muito menos consideráveis dos que fizeram uso individual do álcool. Eles disseram que "é possível que a maconha possa ter algumas propriedades neuroprotetoras em relação ao álcool, sendo possível atenuar danos como o stress oxidativo ou morte celular apresentados pelo uso excessivo de álcool".

O estudo aparece nas sessões de neurotoxicologia e teratologia dos jornais americanos desta semana.

"Este estudo sugere que não apenas a maconha é mais segura que o álcool, como ela pode realmente proteger o cérebro contra alguns dos danos apresentados pela bebida" disse Steve Fox, diretor de campanhas estaduais do Marijuana Policy Project em uma nota de imprensa do projeto.

"É muito melhor para os adolescentes não beber ou fumar maconha em sua juventude, mas já é mais do que a hora dos líderes da nossa nação rever as leis que liberam e abraçam o uso livre ao álcool e reprimem e oprimem o uso de maconha", acrescentou.

Fonte: HealthDay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário